sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conversando na mesa sobre ética no capitalismo

Após muita conversa no curso sobre ética, justiça e racismo ambiental, teve um pessoal aí que resolveu realizar um bate-papo descontraído sobre ética no capitalismo. É possível? Sim? Não? Veja aí o que os professores, técnicos e estudantes pensam.

Lucas: Há ética no capitalismo?

Márcio: E o que é ética mesmo, cara?

Lucas: Ética, acredito, envolve conceitos de moralidade, de bem comum e de princípios. Segundo Vasco Moretto, a ética se diferencia da moral, pois é subjetiva. Você é livre para escolher ser alguém ético ou não. Já a moral envolve obedecer às regras e as leis socialmente instituídas, e se você optar por ser amoral, vai sofrer os rigores da lei, vai ser punido.

Taciana: Capitalismo lembra lucro a qualquer custo, desmedido e voraz. Ética, neste sistema, é apenas uma palavra sem significado pratico nas relações comerciais e sociais... É algo subjetivo e relativo...

Vera: O que é bom ou mau passa também por esta questão de relatividade. Derrubar as árvores para construir pastagens é ruim. Derrubar árvores para construir estádio de futebol para a copa ou uma industria automobilística é bom. Depende do ponto de vista de quem defende. Por exemplo, a monocultura é péssima para o solo, quando é praticada pelos pequenos agricultores. Entretanto “não há problema” quando a plantação é de eucalipto ou cana de açúcar dos grandes produtores, que degradam totalmente o meio ambiente.

Adriano: As grandes empresas de mineração deixam rastro de desolação no solo, afetando também a água e o ar. Geralmente só vemos os empregos que elas oferecem. Não pensamos nas conseqüências, em longo prazo, nem seqüelas deixadas no ambiente e na saúde do trabalhador e da população.

Taciana: Notória a facilidade com que nos indignamos quando ocorre uma catástrofe no Japão, no Haiti, mas ficamos inertes diante dos córregos fétidos, das enchentes da fome e das drogas, típicos do nosso país.

Márcio: E tão devastadores quanto...

Lucas: É fácil entender: A mídia explora as tragédias, e expõe-nas, revira-as de ponta cabeça, esgota todas as formas de manipulação, mexe com todos os nosso sentidos e ainda as exibe com fundo musical para nos arrancar lagrimas e sentimentos triviais de alteridade que desaparecem assim que trocamos o canal.

Vera: Empatia é boa quando sentida a distancia! Claro! Você sofre, mas não precisa agir.

Adriano : Conclui-se então que não há nenhuma esperança para nosso planeta nesse sistema capitalista de consumo pelo prazer, prazer pelo consumo, endeusamento do corpo e do corpo e do poder financeiro?

Márcio: Existem iniciativas legais pessoas inquietas e determinadas, organizações sérias...

Adriano: E outras nem tanto...

Márcio: Que cobram e vão à luta em prol de uma mudança de posturas na compreensão da dinâmica ser humano - ambiente.

Lucas: Precisamos ressuscitar o conceito de razão, de altruísmo, de alteridade, de respeito...

Vera: De que o homem é razão e emoção, reflexão e ação, corpo e mente...

Adriano: Sexo e amor com camisinhas e beijos......

Participantes da mesa do GT AGAVE:

Adriano Andrade de Abreu, técnico da Direc 12 em Serrinha-ba , e-mail: drikoabreu@gmail.com

Lucas Pablo Ferreira S Perazzo, professor de Matemática, em Santaluz-Ba, pela Direc 12. e-mail: lukaspablo1@hotmail.com

Márcio Lima dos Santos, estudante do Colégio Estadual Polivalente de Conceição do Coité, Direc 12, e-mail: marcio_12lima@hotmail.com

Vera Lúcia Viana, professora de Língua Portuguesa, Direc 12 Serrinha-ba e-mail: veraviana2@hotmail.com

Professora convidada.

Taciana Campos e-mail: tai-campos@bol.com.br

3 comentários:

Informe Coité disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Lima disse...

Realmente foi muito legal pode fazer parte dessa mesa de discussões!
E o melhor de tudo foi de participar no grupo no qual de aluno só tinha eu e ali eu pudi interagir junto a professores!

Lks disse...

Verdade, estamos de parabéns