quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O que aprendemos





Por: Aldemir Junior, 17, Colégio Modelo de Alagoinhas e Amanda Correia, 16, Colégio Estadual Edvaldo Boaventura, Brejões-BA.


Ontem tivemos a primeira experiência na criação dos Planos de Ações, que teve como base a confecção das Árvores dos Sonhos e das Pedras nos Caminhos de forma coletiva, salientando o desejo de todos em relação ao ambiente escolar, bem como as dificuldades que são enfrentadas no ato de concretização dos sonhos propostos. Isso se chama Oficina do Futuro.




Olhe alguns relatos dos colegas sobre o que aprenderam:

“Devemos respeitar o próximo, pois não há diferença nenhuma entre nós. Nunca devemos desistir de nossos sonhos, pois eles podem tornar-se realidade.” Victória Lane, 14 anos, Colégio Estadual Victor Civita, Salvador-BA.

“Nós temos que enfrentar muitas dificuldades para alcançarmos a nossa vitória, obtendo nossos objetivos e alcançando nossas metas.” Luana Kelly, 14 anos, Colégio Classe 2, Salvador-BA.





Durante a tarde vivenciamos uma experiência que nos possibilitou ocuparmos o lugar do educador e passar aos professores o conhecimento adquirido por meio de atividades diversas, todas relacionadas as práticas pedagógicas que podem ser adotadas para a execução das Com-Vidas (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) no ambiente escolar. Agora vamos ver o que acontece quando chegarmos às escolas.

2 comentários:

Mauro Borges disse...

IMPORTANCIA DO PROJETO JA

A importância do o projeto JA é amplificar as definições de cultura,ambiente e o social.As atividades,e dinâmicas ajudam a unir alunos e professores longe do ambiente escolar.O projeto aborda de modo serio e ao mesmo tempo divertido e descontraído questões do cotidiano escolar.
O espaço para as questões sociais e éticas do como :preconceito,burocracia tem vez para serem abordadas e discutidas entre os professores, alunos e palestrantes .Um outro assunto bastante abordado é um modo de levar os projetos discutidos para seus colégios e suas comunidades como: reciclagem, ecodesenvolvimento,cursos profissionalizantes.
As discussões ocorrem de modo construtivas melhorando o nosso conceito sobre os assuntos abordados.
Escritores:Mauro Borges e Carla Ellen,Colégios: Pres. Emilio Garrastazu Medici e C.e.m.a.t.f.

Lua Kelly disse...

Esse projeto com certeza foi e é muito importante para nós,para termos a conciência e agirmos em nossa sociendade,em nosso ambiente de convivio,fazer a diferença no mundo em que vivemos!