quinta-feira, 22 de julho de 2010

Suçuarana ambiental

Nunca se falou tanto em preservação do meio ambiente, estamos vivendo num tempo onde é necessário a sociedade refletir nesse sentido. Dessa forma, aprendemos que devemos lutar pelos nossos objetivos e procurar fazer um mundo melhor para todos igualitariamente. Mas, não é poluindo e nem desmatando, como a maioria das pessoas pensa, que iremos evoluir em uma sociedade.

Para exemplificar que não é desta forma que o mundo deve evoluir, em minha escola, Colégio Estadual Costa e Silva, fizemos um projeto sobre preservação ambiental: Os Elementos da Natureza. Tivemos como foco os elementos da natureza onde expomos opiniões de como deveríamos conviver em união com meio ambiente; apresentamos o projeto para a comunidade por meio de vídeos de conscientização; distribuição de panfletos e realização de palestras com engenheiros agrônomos, geógrafos, membros do poder público municipal e um representante da Fundação Chico Mendes - Flona. Foi feita a apresentação da Carta das Responsibilidades que foi entregue ao poder público, pedindo atitudes sobre a preservação do nosso meio e, principalmentes do Rio das Contas que corta nosso distrito.

Para mim, é de fundamental importância este tipo de ação. Se em todas as escolas fossem tomadas estas atitudes poderíamos mudar a cara do nosso município e consequentemente do planeta, e assim acabaríamos com este problema que a maioria dos cidadãos não dá a devida importância. Mas, podemos mudar isto. Somos jovens com voz ativa e devemos fazer como os caras-pintadas: ir às ruas para conquistar e reivindicar aquilo que nos cabe, um mundo melhor, sem poluição, sem desmatamento e desordens. Se continuarmos asim, o mundo vai acabar morrendo e, junto a ele, iremos nós. Este não é o futuro que eu sonho e que, possivelmente, você tambem não deve querer.

Mude enquanto há tempo! Vamos fazer do mundo um lugar melhor para viver. Preservar é preciso!
Texto: Iago Silva Correis 18 anos - Distrito de Suçuaruna, Tanhaçú / BA

Conquista JA !!!!

















Começou dia 20 de julho, em Vitória da Conquista, as atividades do Projeto JA. No friozinho local (e bota frio nisso!), o calor dos participantes aquece a vontade de planejar e propor ações em prol do Meio Ambiente. Nas boas vindas o professor Ricardo, representante da Direc 20, lembrou a importância do protagonismo juvenil e do papel dos jovens nos movimentos de luta e conquistas na história do nosso país, ressaltando a importância do jovem nesse movimento de luta pela vida, pelo meio e pela educação nos dias atuais.
Durante todo o processo de formações do projeto JA a relação entre professores e estudantes é muito produtiva e é dessa parceria que conseguiremos mudar a realidade das escolas e do nosso meio.  Professores e estudantes podem agir juntos para formar as Com-vidas nas escolas da região de Itapetinga, Vitória da Conquista, Sertão produtivo e Médio Rio das Contas.
Já o GT de Educom já têm nome e muita vontade de construir coletivamente, o 3 Rê (pra quem não entendeu, 3 erres) está trabalhando pra contar um pouquinho das vivências e experiências realizadas nesses três dias de formação.