O oiti é o fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros. Espécie típica da flora brasileira, esta árvore encontra-se em abundância no nordeste brasileiro, em especial nas áreas ocupadas pela Mata Atlântica. Devido ao seu caráter genuinamente regional, o oitizeiro é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico principalmente no estado de Pernambuco.
Procedente das restingas costeiras do Nordeste do Brasil, o seu fruto é uma drupa elipsóide ou fusiforme, casca amarela mesclada de verde quando madura, cerca de seis a oito cm de comprimento; polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, caroço volumoso e oblongo. (Andrade et al. 1998). É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa que dá ótima sombra. As folhas são muito apreciadas pela fauna em geral. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Também devido os seus frutos comestíveis, com amêndoas ricas em óleo.
Fonte: wikipedia
Pesquisa feita pelas alunas Tammy Martins, Camila Clara, Gabriele Rayla e Iane Castro
(Escola Presidente Médici, Ibotirama-BA)
3 comentários:
Nossa!
como a matéria ficou linda!!
ficou muito legal!Bruna para que g-mail eu posso enviar as coisas que eu pesquisar?
bruna aqui e bartolomeu do comunicajá feito em ibotirama sou de andarai tem como vc mandar algus arquivos de algo passado nos dia de reunião ? meu email e barto.chaly@gmail.com estou esperando resposta obri
Postar um comentário