quarta-feira, 2 de junho de 2010
Saiba mais sobre o Oiti
O oiti é o fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros. Espécie típica da flora brasileira, esta árvore encontra-se em abundância no nordeste brasileiro, em especial nas áreas ocupadas pela Mata Atlântica. Devido ao seu caráter genuinamente regional, o oitizeiro é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico principalmente no estado de Pernambuco.
Procedente das restingas costeiras do Nordeste do Brasil, o seu fruto é uma drupa elipsóide ou fusiforme, casca amarela mesclada de verde quando madura, cerca de seis a oito cm de comprimento; polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, caroço volumoso e oblongo. (Andrade et al. 1998). É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa que dá ótima sombra. As folhas são muito apreciadas pela fauna em geral. A sua madeira é de ótima qualidade para diversos usos, como postes, estacas, dormentes e construções civis. Também devido os seus frutos comestíveis, com amêndoas ricas em óleo.
Fonte: wikipedia
Pesquisa feita pelas alunas Tammy Martins, Camila Clara, Gabriele Rayla e Iane Castro
(Escola Presidente Médici, Ibotirama-BA)
Poesias de Ibotirama
Ibotirama: começam as atividades do Projeto JA
Foi com muita animação e cultura que foram iniciadas, no dia 01 de junho, as atividades do Projeto JA – Juventude em Ação, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC. Crianças e adolescentes da Escola Estadual Presidente Médici, de Ibotirama, apresentaram canções, danças e uma peça teatral com a temática do meio-ambiente. As atividades integram o “Projeto Meio Ambiente”, que tem a coordenação da professora Polyana Porto. Após as apresentações culturais, a diretora da Direc 22, Lucimara Pereira da Silva, deu as boas vindas a todos os estudantes, professores e gestores presentes no evento. Fábio Barbosa e Ian Aguzzoli, representantes da SEC, também deram as boas vindas ao público presente e apresentaram a proposta de trabalho. No período da tarde, o grupo participou de uma atividade de educomunicação e foi formado o GT de Educomunicação que irá fazer a cobertura jornalística do evento. As atividades seguem até a próxima quinta-feira, dia 03 de junho.
Assinar:
Postagens (Atom)