sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bem - vind@s ao comuniCAJÁ



Olá a todos e todas do Projeto JA,

Nosso blog, ComuniCAJÁ, é um espaço coletivo, criado para possibilitar a continuidade e a comunicação das vivências realizadas durante a formação em educação ambiental do Projeto Já. Nele, além de saber notícias do projeto, vocês poderão compartilhar mensagens, idéias, críticas, sugestões, pontos de vista...
A partir das vivências nas oficinas do Projeto JA - da Secretaria de Educação do Estado da Bahia -, vamos elaborar uma publicação impressa que será distribuída nas escolas da rede estadual de ensino baiana participantes do projeto. A publicação será uma ferramenta de mobilização importante no processo de construção das Agendas 21 nas escolas. Acessando e participando do ComuniCAJÁ você poderá contribuir com a construção dessa produção que deve ter a sua cara, a nossa cara, a cara da Bahia!

A articulação desse espaço virtual é, também, uma oportunidade de experimentar uma prática educomunicativa, que pressupõe uma construção dialógica e participativa, estaremos juntos num processo editorial online! Todos aqueles que participaram das oficinas de formação previstas no Projeto JA poderão interferir e contribuir com a linha editorial da publicação que envolve: redação de textos, fotografia, diagramação e edição.

E de que forma acontece essa interferência? Vocês são os responsáveis pela produção de conteúdos textuais (crônicas, poesias, frases, cordéis, reportagens, entrevistas, notas) e conteúdos gráficos (fotografias, ilustrações, charges, tirinhas em quadrinho, graffiti...) que tragam como temática a questão ambiental. A idéia é que os conteúdos retratem os eventos e discussões que estão acontecendo nas suas escolas e comunidades.

O material deverá ser entregue a jornalista que facilitará essa metodologia durante os eventos de formação ou enviado por e-mail (comunicaja@gmail.com). Desta forma, vocês podem continuar enviando conteúdo para a publicação mesmo após ter sido encerrado o ciclo de oficinas em sua região.

No Blog faremos a edição e diagramação de todo conteúdo enviado e seleção do material que será adicionado à publicação impressa. Por isso, é muito importante que vocês acessem, deixem comentários e opiniões e, principalmente, que divulguem o endereço do Comunicajá (www.comunicaja.blogspot.com) no ambiente escolar. O papel de vocês é fundamental para fazer com que as informações ambientais circulem e para que a publicação resultante desse processo participativo seja um retrato fiel dos seus anseios, proposições, desejos, propostas e expectativas.

Vamos lá! Os trabalhos estão apenas começando...
Equipe de Comunicação do Projeto JA

2 comentários:

CEJAD disse...

Olá!
Parabéns pela riqueza disponibilizada.
Esperamos contribuir, positivamente, com a proposta.

Atos matheus disse...

Parabenss pelo trabalho!!!